Biometria Óptica

A Tomografia de Coerência Óptica (OCT) é Tecnologia moderna de imagem diagnóstica de alta resolução, que utiliza o princípio de interferometria de baixa coerência e por meio de cortes na estrutura ocular permite a observação tecidual de maneira não invasiva.

É baseado na análise digital da estrutura da retina e coriocapilar, como se fosse um corte histológico da mesma, mostrando suas várias camadas, a partir da leitura da reflexão de uma luz infra-vermelha projetada no fundo do olho, por meio de uma fonte superiluminescente de diiodo.

O computador transforma as informações em gráficos, tabelas programas de análise e comparação de dados obtidos com exames normais e imagens coloridas, que são armazenadas e utilizadas de acordo com a indicação do exame. É indicado para estabelecer diagnóstico de inúmeras patologias (como retinopatia diabetica, degeneração macular relacionada a idade, buraco macular, etc..), avaliar um curso clínico, e monitorar a eficiência de tratamentos. O exame é realizado após a dilatação da pupila e o posicionamento do paciente no aparelho. As imagens da estrutura a serem examinadas são obtidas sem injeção de contrastes. Trata-se de um exame indolor e sem desconforto.

 

Sem Título-2

 

Possíveis nomenclaturas: Biometria Óptica ; Biometria de não contato; Biometria Óptica ou Biometria por Interferometria Óptica

 

Aparelho: IOLMAster – Marca: Zeiss (Alemanha)

 

Qual a função deste exame?

A Biometria IOLMAster 0 tem a função de medir, com precisão, o comprimento axial do olho, além de fornecer outras medidas de suas estruturas internas (ceratometria, profundidade da câmara anterior e diâmetro da Córnea). Essas medidas são importantes para o cálculo das lentes intraoculares, implantadas principalmente em Cirurgias de Catarata.

 

Qual a indicação?

Este exame é indicado principalmente para pacientes que serão submetidos à Cirurgias de Catarata ou Cirurgia Refrativa de alto grau de Miopia  ou Hipermetropia.

 

Informações:

Este exame é indolor, não invasivo e de não contato.

 

Orientações:

Antes da realização do exame, suspender o uso de lentes de contato por cinco dias.

 

Duração: aproximadamente 15 minutos.

 

Saiba mais sobre CIRURGIA DE CATARATA 

 

Saiba mais sobre CATARATA

 

Saiba mais sobre CIRURGIA REFRATIVA

IORJ


Lembre-se: O médico oftalmologista é o único profissional capacitado para realizar o diagnóstico preciso e indicar o tratamento mais adequado para cada caso. Portanto, não pratique a auto-medicação e procure sempre o seu médico.