O que são Lentes de Contato ?

//O que são Lentes de Contato ?

O que são Lentes de Contato ?

2018-04-24T05:07:58+00:00


O que são Lentes de Contato? As Lentes de Contato são lentes oftálmicas corretivas utilizadas sobre a Córnea dos olhos para corrigir patologias oculares ópticos corrigindo o grau dos olhos para que o indivíduo enxergue normalmente, ou seja, tem a mesma função dos óculos de grau e usadas também por questões estéticas. Servem para corrigir Erros de Refração, como por exemplo, Miopia, a Hipermetropia, o Astigmatismo e a Presbiopia.

 

View Video

 

Além dos benefícios estéticos, oferecem maior conforto e são uma opção interessante para quem não pode ser operado. Em alguns casos específicos, o uso de Lentes de Contato apresenta resultados mais eficientes do que o uso de óculos.

No mercado existem inúmeras opções como: Lentes de Contato gelatinosas esféricas para uso diário, descartáveis, tóricas, multifocais, filtrantes, terapêuticas, coloridas, lentes de contato rígidas de todos os materiais, siliconadas, flúor carbonadas, híbridas, flexíveis etc. Por isso a escolha deve ser orientada por um oftalmologista.

Através de uma minuciosa avaliação do estilo de vida e da fisiologia do olho do paciente é possível descobrir a lente de contato mais indicada para cada problema.

 

Também é fundamental um Teste de Adaptação, que consiste em:

– Medição da curvatura da córnea (ceratometria);
– Ocasionalmente, é feito o mapeamento da superfície (Topografia) e medida da Espessura Corneana (Paquimetria);
– Refração inicial para determinação do grau das lentes;
– Colocação de Lentes de Contato de teste baseadas na refração inicial, por 10 a 20 minutos;
– Nova Refração, com as lentes de contato de teste;
– Avaliação da adaptação das lentes de contato de teste com o aparelho chamado “lâmpada de fenda”;
– Modificações na adaptação com base em observações na lâmpada de fenda.

 

Outras medidas importantes são as orientações para a colocação, manuseio, remoção, cuidados, período de uso e consultas de revisão. Assim, além de usufruir de uma excelente qualidade visual, o paciente também evita riscos de contaminação através de bactérias, fungos e outros tipos de problemas em virtude de uma adaptação inadequada.

 

Lembre-se: Este artigo visa informar o público e não substitui avaliação por médico oftalmologista, que é o único profissional capacitado para realizar o diagnóstico preciso e indicar o tratamento mais adequado para cada caso. Portanto, não pratique a auto-medicação e procure sempre o seu médico

O Instituto de Oftalmologia do Rio de Janeiro – IORJ ®, possui equipe médica especializada, com experiência na Adaptação de Lentes de Contato.

 

Agende sua consulta. 

Sobre o Autor:

Doutor em Oftalmologia e Ciências Visuais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), realizou especialização de 3 anos em Oftalmologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Residência Médica em Oftalmologia pela Secretaria Municipal de Saúde – RJ. É especialista em Cirurgia de Catarata e Transplante de Córnea pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Fez Post-doctoral Research Fellowship em Catarata, Córnea e Cirurgia Refrativa pela Johns Hopkins University – Estados Unidos. Chefe do Setor de Córnea e Cirurgia Refrativa do Instituto de Oftalmologia do Rio de Janeiro – IORJ, atua nas áreas clínica e cirúrgica da oftalmologia geral, transplante de córnea, síndrome do olho seco, ceratocone, distrofia de Fuchs, conjuntivite, cirurgia a laser, lentes intra-oculares, cristalino e catarata.
x

Emergência oftalmológica 24h

IORJ unidade Tijuca